Florêncio Batista
@florencio.batista

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desenho Cartoon: Cabeça Feminina e Expressões

Na aula anterior vimos como desenhar a cabeça de personagens cartoon. Aprendemos os princípios básicos para tal, baseando o desenho da cabeça no formato de um balão e traçando linhas guias para nos ajudar durante o desenho. Também aprendemos a girar a cabeça em todos os angulos e a mudar o formato da mesma. Na aula de hoje aprenderemos como fazer a cabeça feminina e também a fazer expressões faciais do personagem. Essa série de posts do nosso curso de cartoon tem como o referência o manual em inglês Famous Artist Cartoon Course, que agora está em domínio público.

Desenhando a Cabeça Feminina

Antes de entrarmos no desenho da cabeça do personagem cartoon em detalhes, vamos iniciar pela cabeça feminina. A cabeça feminina é desenhada da mesma forma que as outras cabeças, mas ela parecerá mais bonita e elegante se a linha do olho for desenhada abaixo da metade da altura da cabeça, como mostra a figura abaixo.
Cabeça feminina com a linha dos olhos construída
abaixo da metade da altura da cabeça.
Lembre-se de fazer linhas leves e de dar mais ênfase aos cabelos, olhos e lábios.

Faça o rascunho do balão e adicione a linha guia dos olhos e das orelhas um pouco abaixo da metade da altura da cabeça, faça a linha guia do nariz e boca e adicione os detalhes do rosto feminino. Estes detalhes determinarão que tipo de rosto seu personagem terá. A figura abaixo mostra um exemplo de um rosto feminino de uma personagem de cabelos loiros, olhos bem abertos, nariz empinado e uma boca bem expressiva.

Não esqueça de exagerar os olhos e os lábios, mas mantenha o nariz sempre pequeno. Cabelos e olhos escuros, um nariz reto e lábios cheios criam a sensação de uma personagem exótica, como na figura abaixo. Personagens com franja, tranças e olhos e bocas simplificados fazem com que seu personagem pareça mais jovem. Veja a figura abaixo.

A figura abaixo mostra exemplos do desenho da cabeça feminina no estilo mangá. Note que o mesmo padrão de fazer a linha dos olhos abaixo da metade da altura do rosto foi mantido. A diferença está somente no estilo, pois no mangá a personagem terá olhos bem maiores, mantendo a boca e o nariz pequenos. Veja:

Agora que você já tem uma base para fazer o desenho da cabeça feminina, abordaremos o tema expressões faciais. Mas antes disso, queria lhe lembrar que semanalmente eu envio um email ensinando alguma dica de desenho cartoon para quem está escrito na minha lista. No final desse post, você poderá deixar o seu email para se inscrever. Prometo não decepcionar. :)

Expressões Faciais

O nosso corpo pode se expressar de várias maneiras, e isso inclui os nossos braços, pernas e todo o seu movimento, mas também inclui as nossas expressões faciais. Todos os seres humanos podem exibir as mesmas emoções básicas, não importa qual seja a sua cultura, seu idioma ou a sua idade. Elas formam um pequeno punhado de expressões "puras" a partir das quais as outras derivam. São seis as expressões puras: raiva, nojo, medo, alegria, tristeza e surpresa, como mostra a figura abaixo, tirada do livro "Desenhando Quadrinhos", de Scott McCloud, um quadrinista americano e defensor dos quadrinhos como uma forma literária e de arte.

Tá gostando do curso de cartoon?

Inscreva-se no nosso Workshop Gratuito de Desenho Cartoon disponível por tempo limitado e aprenda ainda hoje como criar seus primeiros cartoons. Primeira aula já disponível.




Assim como todas as cores podem ser derivadas das cores primárias (vermelho, amarelo e azul), assim também todas as outras expressões faciais podem ser derivadas destas expressões básicas. Para isso, basta mudar a intensidade da expressão para vermos outras expressões surgirem, como mostra a figura abaixo. Cada uma destas expressões são características e tem um nome próprio. Veja a figura abaixo.

Você também pode ter um variado conjunto de novas expressões se simplesmente "misturar" duas das 6 expressões primárias mostradas acima. Cada uma delas é tão distinta que tem um nome próprio. Veja a figura:


Algo que você pode fazer para iniciar é prestar mais atenção às expressões faciais de pessoas ao seu redor. Também é muito importante você fazer suas próprias expressões faciais em frente a um espelho e ver como isso se aplicaria em seu personagem. Uma dica pra quem quiser ver na prática o desenho de expressões faciais no estilo cartoon é assistir ao vídeo do YouTube Como Desenhar Expressões Faciais, do Victor Carvalho. Ah, e não se esqueça de deixar seu e-mail abaixo para receber as nossas dicas semanais de desenho. Seguem os exercícios da aula de hoje:

Exercícios

1) Crie a cabeça de uma personagem cartoon (ou mangá) feminina usando a técnica que você aprendeu na primeira parte desta aula. Lembre-se de ser original e criativo. Use fotos de pessoas, se necessário.

2) Consiga uma foto de uma pessoa fazendo qualquer expressão facial diferente do riso. Tente aplicar esta expressão facial no seu próprio personagem. Leve o desenho do rosto do seu personagem com esta expressão na próxima aula. Quanto mais expressões melhor.


Próxima Aula: Corpo, Braços e Pernas em Movimento

Voltar ao Índice do Curso

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desenho Cartoon: Cabeça

Introdução ao Desenho da Cabeça do Personagem Cartoon

Desenhos realístico, realístico simplificado, cartoon e cartoon simplificado.
Como a cabeça é a parte mais expressiva do corpo humano, começaremos nosso curso por ela. O desenho de qualquer cabeça tem como base os mesmos princípios básicos. A cabeça é formada como uma bexiga cheia que possui dois olhos e duas orelhas, um nariz e uma boca. No cartoon, estas partes devem ser exagerados ou colocadas em locais extremos para deixar o personagem mais cômico. O mangá, por sua vez, já tem um estilo mais próprio onde os olhos são sempre exagerados para transmitir mais emoção. O mesmo princípio de construção da cabeça do personagem cartoon pode ser usado para construir a cabeça de um personagem no estilo 'real', o qual é chamado de comics, como mostra a figura abaixo. (clique na figura para ampliá-la)

Um balão real com o desenho das
linhas guias e os elementos do rosto.
Pense na cabeça do personagem como um balão, pois desta forma será mais fácil de lembrar que ela possui altura, largura e profundidade. Se você iniciar o desenho da cabeça de seu personagem usando  um círculo plano, é bem provável que seu personagem não tenha uma aparência muito sólida. É importante lembrar também que todas as linhas devem ser feitas à mão livre, sem o uso de compasso ou outra ferramenta semelhante. Use linhas leves quando estiver desenhando o balão e as linhas auxiliares, pois você ainda estará na fase do rascunho, que é base para o seu desenho final. Estas linhas auxiliares deverão ser apagadas no final. Mantenha o traço simples para desenhar cartoons. Você precisará de um lápis 2B ou 3B, uma folha de papel sulfite (ofício) e uma borracha comum (de preferência branca).

Desenhando a Cabeça no Formato de Balão

Antes de desenhar a cabeça do seu personagem, você deve aprender a desenhar a forma de um balão (bexiga) de maneira livre (à mão livre, sem auxílio de outra ferramenta) e rápida. Desenhe com um traço bem leve porque estas linhas guias serão apagadas posteriormente. Pratique tentando reproduzir os desenhos da figura abaixo. 
Desenho do balão, das linhas guias e um exemplo do que não se deve fazer.
  1. Desenhe o contorno do balão com algumas linhas leves;
  2. Adicione as linhas guias que irão comportar os olhos e orelhas (linha horizontal) e a boca e o nariz (linha vertical). 
  3. Não faça o balão com uma única linha como no terceiro desenho da figura acima. Sempre use várias linhas de rascunho à mão livre.
Depois que você conseguir desenhar o balão e as linhas guias, tente brincar com estas linhas, mudando-as de lugar girando a cabeça pra onde você quiser. Pratique usando os exemplos da figura abaixo (com mais detalhes em inglês)
Exemplos de como desenhar a cabeça de um personagem usando o desenho do balão, as linhas guias,  colocando os elementos do rosto nestas linhas e adicionando mais detalhes como o cabelo e as sobrancelhas.

Abaixo segue mais exemplos de como mudar os ângulos da cabeça. Estes exemplos servirão como exercícios para que você domine o método de desenhar e movimentar a cabeça do personagem. Tente reproduzir estes desenhos.

Tá gostando do curso de cartoon?

Inscreva-se no nosso Workshop Gratuito de Desenho Cartoon disponível por tempo limitado e aprenda ainda hoje como criar seus primeiros cartoons. Primeira aula já disponível.




Girando a cabeça

(1) A linha central aparece à medido que a cabeça gira. (2) O olho se aproxima da borda do balão. (3) A orelha esquerda aparece e (4) por fim aparecem as duas orelhas e o pescoço foi adicionado.

Olhando pra cima e pra baixo

(1) e (2): A linha dos olhos desaparece quando o personagem está com a cabeça totalmente virada pra cima. O queixo é mais alto. A parte de baixo do nariz é vista. (3) Rosto de frente. (4) A boca começa a ficar por trás do nariz e o topo da cabeça começa a aparecer. (5) O nariz é projetada pra frente.

Ângulos

(1) Olhando pra trás e pra cima (2) Olhando pra cima e pra sua direita (3) Olhando pra baixo e pra sua esquerda.



Deformando o balão

Você também pode deformar o balão...

Mudando a posição dos elementos do rosto

Mudando a altura da linha auxiliar dos olhos é possível criarmos personagens com características diferentes, como os mostrado acima: queixudo e "testudo".

Exercícios

Como exercício para esta primeira aula, partique os exemplos mostrado aqui. Tente fazer primeiro olhando e depois sem olhar. Depois você poderá criar os seus próprios personagens.

Próxima Aula: Cabeça Feminina e Expressões Faciais