Florêncio Batista
@florencio.batista

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desenho Cartoon: Cabeça em detalhes

A Cabeça em Detalhes



Veja esta aula em pdf: Como desenhar a cabeça em detalhes

Na primeira lição você estudou como desenhar a cabeça do personagem a partir de um balão. Nesta lição você aprenderá a desenhar a cabeça com mais detalhes.



Observe a figura abaixo:


Fig.1 - Tipos de cabeças

Nela vemos como podemos criar vários tipos de cabeça simplesmente modificando alguns pequenos aspectos de cada personagem. No primeiro exemplo, à esquerda, vemos um rosto normal, sem exageros ou particularidades. Se enfatizarmos na boca e no queixo (exagerando ambos), aumentando também a largura do pescoço, criamos um personagem muito parecido com os heróis de histórias em quadrinhos, como mostra o desenho central da figura acima. Se continuarmos a aumentar o queixo e a largura do pescoço, chegamos ao ponto em que o personagem se transforma em um tipo mais rude, como no desenho à direita.
Fig.2 - Mais tipos de cabeças



Se enfatizarmos a testa, afinarmos a nuca e colocarmos um par de óculos, criamos o tipo estudioso (figura à esquerda, na figura acima). Exagerando o nariz e simplificando as linhas de contorno, criamos um personagem mais cômico (ao centro). Com mais exagero, criamos um personagem mais cômico ainda, como no exemplo à direita da figura acima.

Pescoços


Fig.3 - Pescoços



Ao fazer um pescoço, lembre-se de que eles vêm em diferentes tamanhos e formas, como mostra a figura acima. Às vezes a gordura do personagem esconde o pescoço, como na figura.

Olhos




Fig.4 - Expressões dos olhos
A figura acima mostra alguns exemplos de expressões dos olhos. O primeiro desenho à esquerda mostra uma linha reta sobre os olhos e com as sobrancelhas encurvadas ao centro, o que dá um ar ameaçador ao personagem.  Quando fazemos traços no centro dos olhos, como no segundo desenho, criamos um personagem que está meio sonolento. O outro desenho mostra como fazer um personagem com um ar de que está suspeitando de algo. O próximo desenho mostra como fazer uma expressão de susto: arregala-se os olhos com as pupilas bem ao centro, a sobrancelha também é elevada. Pálpebras baixas cobrindo os olhos e sobrancelhas baixas dá um ar de concentração (ver exemplo à direita, na figura acima).

Fig.5 - Cílios
Obs.: Lembre-se de enfatizar os cílios ao desenhar olhos femininos. Figura acima.

Tá gostando do curso de cartoon?

Inscreva-se no nosso Workshop Gratuito de Desenho Cartoon disponível por tempo limitado e aprenda ainda hoje como criar seus primeiros cartoons. Primeira aula já disponível.



Nariz Cômico



Fig.6 - Tipos de Nariz
O nariz do personagem cartoon é uma das principais características cômicas do seu personagem. Basicamente, existem quatro tipos de nariz: Regular (o primeiro exemplo da figura acima, à esquerda), Romano (o próximo desenho), Grego (o desenho ao centro, mais à direita) e Arrebitado (o desenho mais à direita), como mostra a figura acima. Quando tiver dificuldade de criar um nariz para seu personagem, use um dos exemplos da figura acima.

O Queixo



Fig.7 - Tipos de Queixo
A figura acima mostra alguns tipos de queixo. O primeiro exemplo à esquerda mostra um queixo de herói, com um formato de queixo mais quadrado. Para mostrar agressividade, o queixo pode ir um pouco mais pra frente, como no segundo exemplo da figura acima. Se você fizer o contrário, e puxar o queixo pra trás, isto vai sugerir um personagem fraco, como mostra na figura central. Um queixo duplo, como no próximo exemplo, sugere que o personagem é tão gordo que o pescoço simplesmente sumiu em meio à gordura; ou então que o personagem é um tipo mais grosseiro. Na figura mais à direita, vemos que, com a idade, o queixo pode alcançar o nariz e ficar alinhado a ele.

Na próxima aula...
Cabelos e Orelhas


Voltar ao Índice do Curso

Pin It

5 comentários:

  1. Por favor não pare de postar as aulas, vc tem me ensinado muito!! Continue com o ótimo trabalho!! ; )

    ResponderExcluir
  2. Excelente, cara. Excelente mesmo. Parabéns por postar esse trabalho. Tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo repertório de dicas. Esse blog foi um grande achado. Trabalho sensacional! Continue!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei seu blog parabéns!!!!! Amei as dicas

    ResponderExcluir