Florêncio Batista
@florencio.batista

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Desenho Cartoon: Corpo

Oi novamente, pessoal!

Hoje vou colocar resumidamente o que aprendemos na última aula (aula 3) do curso de cartoon realizada no dia 4/Nov.

Esta aula de Desenho do Corpo do personagem está disponível em pdf para baixar: Clique Aqui para Baixar

Desenhando o corpo do personagem com formas geométricas


O desenho do corpo de qualquer personagem, seja ele em qualquer estilo, pode ser feito através da utilização de formas geométricas, como o cilindro, esferas, etc. Vejamos através das figuras:

Fig.1 - Torso
Na figura acima (clique na figura para aumenta-la), vemos que o tórax é basicamente um cilindro como um copo de vidro. A parte de baixo é mais parecida com uma esfera cortada ao meio (ou uma laranja cortada ao meio). Quando juntamos as duas formas, vemos a parte superior do corpo ser construída. Em seguida, passamos uma linha central (como fizemos para construir a cabeça) para estabelecer a direção em que o personagem está "virado". Fazemos as aberturas dos braços e pernas para permitir que os membros fiquem em seus devidos lugares.

A figura a seguir (clique na mesma para aumenta-la) mostra mais exemplos da construção do corpo do personagem:

Fig.2 - Lavando o chão.
Em ações extremas, devemos desenhar as formas como se estivessem passando uma por cima da outra, como no primeiro desenho à esquerda. Isso mostra que o personagem está mais encurvado. Veja também o exemplo da figura do meio, em que o personagem se abaixa para lavar o chão, e devido à inclinação da coluna vertebral, a forma de cima (tórax) e a de baixo (região pélvica) se sobrepõem. Este mesmo exemplo pode ser visto na última figura à direita.

Desenhando os Braços e Pernas



Fig.3 - Pernas e Braços
As pernas e os braços podem ser construídos com facilidade quando pensamos nos membros como grandes copos de vidro. A principal diferença entre os braços e as pernas é que eles dobram pra lados opostos.

Tá gostando do curso de cartoon?

Inscreva-se no nosso Workshop Gratuito de Desenho Cartoon disponível por tempo limitado e aprenda ainda hoje como criar seus primeiros cartoons. Primeira aula já disponível.



Movimentos


Fig.4 - Movimentos
A figura acima mostra como os personagens podem se movimentar. No desenho à esquerda vemos que a flexibilidade da coluna permite que o personagem se incline pra frente em um ângulo considerável. A segunda figura já mostra que pra traz este tipo de movimento é um pouco mais limitado. A terceira figura mostra que, de acordo com a linha central do tórax e da região pélvica (região inferior), podemos fazer com que o personagem vire-se para onde desejarmos. A quarta e última figura mostra que o personagem também é livre para inclinar-se tanto para um lado como pro outro.


Fig.5 - Movimentos dos braços e pernas.
Acima vemos como os braços e pernas podem se movimentar. Lembre-se que o braço é como uma dobradiça (como mostra a figura), pois ele pode dobra apenas para um lado.


Perspectiva do personagem



Fig.6 - Proporções
Desenhar o personagem da maneira como mostra na figura acima à direita pode ser bem fácil. Mas às vezes precisamos desenhar o nosso personagem de uma maneira que ele fique como o personagem à esquerda, onde algumas partes de seu corpo devem obedecer a uma certa perspectiva. Note que esta perspectiva é conseguida variando-se a maneira como construímos as formas que fazem o personagem. As setas indicam a direção e sentido de cada membro do corpo do personagem.

Até agora, aprendemos a desenhar a cabeça feminina e a fazer expressões faciais e aprendemos a desenhar a cabeça do personagem. Na próxima aula iremos concluir a parte que fala do corpo do personagem. Mostraremos como fazer o desenho do corpo do personagem passo-a-passo. Até lá!

Exercício


O exercício desta aula é tentar construir um personagem sentado usando as técnicas aprendidas nesta aula. Como exemplo da maneira como seu personagem deve ficar, veja a figura abaixo. Lembre-se de usar cilindros, semi-esferas (esferas cortadas ao meio), o balão pra cabeça e etc.

Fig.7 - Exercício

Próxima Aula: A Cabeça em Detalhes

Voltar ao Índice do Curso

Pin It

4 comentários:

  1. Adoro tudo que diz respeito a desenhos amudoru ....

    ResponderExcluir
  2. http://denisedsb.blogspot.com.br/ tenho um blog com alguns rabiscos adoro desenhar...

    ResponderExcluir
  3. você retirou essas imagens de algum livro?

    ResponderExcluir